Procissão da bandeira dá início a esperada Festa de Nossa Senhora da Conceição

_DSC2126Fotos:Ana Paula Valença / Assessoria de Imprensa

Milhares de fieis vestiram azul e branco na tarde desta quinta (29) e acompanharam a tradicional Procissão da Bandeira, que dá início ao novenário de Nossa Senhora da Conceição. A concentração aconteceu no Sítio Trindade e um verdadeiro mar de pessoas tomou conta das ruas do bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. A caminhada seguiu pela Estrada do Arraial até a Rua Padre Lemos e Rua Pedro Allain, culminando com a subida do Morro da Conceição pela Rua Itaquatiara.

Bandeiras, anjos, padres, seminaristas e fieis foram acompanhados no momento de devoção por moradores das ruas por onde a procissão passava e das adjacências. Essa é uma verdadeira tradição, como acredita a comerciante Marlene Araújo, de 50 anos. “Eu acompanho a Procissão da Bandeira há muitos anos e parece que minha fé aumenta com o passar do tempo, fora que é legal participar de algo que já faz parte da nossa cultura religiosa”.

Além dela, o motoboy Rafael Donato, de 25 anos, também acompanhou a abertura da Festa com muita fé, por causa de uma graça alcançada esse ano. “Eu sofri um acidente de moto e quase amputei uma perna, mas pedi a Nossa Senhora da Conceição que não permitisse isso a um homem com minha idade. Quero trabalhar e foi fundamental minha fé durante a recuperação. Hoje estou aqui, caminhando e agradecendo”, falou emocionado.

A chegada ao Morro da Conceição não poderia ser diferente. Muitos fieis já esperavam pelo andor, que foi criado e produzido pelo auxiliar administrativo José Carlos Nobre e pelo cabeleireiro Silvio . Mas a dupla afirma que o trabalho não é apenas deles. “Na verdade é uma equipe que se empenha ao máximo para deixar o andor cada ano mais lindo. Marceneiros, o pessoal das flores, montadores”, esclarece José Carlos.

Centenas de pessoas já aguardavam a chegada da procissão e, emocionadas, acompanharam a missa campal presidida pelo Bispo da Diocese de Penedo (AL), Dom Valério Breda e concelebrada pelo pároco Padre Roberto França. Para Dom Valério, “falar de Nossa Senhora é sempre muito aprazível, porque é falar da Mãe do Senhor Jesus Cristo. Entregamos nossas angústias nas mãos poderosas Dela, que sempre intercede por nós”.

Para encerrar a grande noite, o grupo Ministério Adoradores animou os fieis com show religioso. O grupo tem formação há quatro anos e oito integrantes. Há três anos eles participam da festa. Tiago Nascimento é um dos integrantes da banda e ele ressaltou que “A festa a cada ano tem uma coisa nova, uma experiência diferente e adoramos participar”.

E mais uma Festa do Morro começa, trazendo fé, esperança e devoção. Serão 55 missas celebradas até o dia 8 de dezembro, data que se comemora o dia da Santa. A procissão de encerramento, esse ano, sai às 15h do Marco Zero em direção ao Morro da Conceição ao longo da extensão da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. São 8 km de caminhada e por isso recomenda-se roupa confortável, água, protetor solar e muita disposição. A missa solene será celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 18h.

Deixe um comentário